Mini Maternal
A Turma do Mini-Maternal recebe as crianças que completam a etapa inicial do berçário.
Essa turma é formada pelos bebês que apresentam autonomia equilíbrio no caminhar. Já falam algumas palavras, por volta de 1 ano e 4 meses, o cuidado é sempre presente em todas atividades que estimulam através do brincar o desenvolvimento físico, a coordenação motora global, a fala e a socialização com os outros aluno.
As atividades são permeadas pela musicalização bem como a psicomotricidade que completam o trabalho.
Nessa etapa inicia-se o Projeto Bilingue, com a introdução da língua inglesa de forma lúdica e descontraída onde as crianças passam a entender as referências das palavras através de objetos, cores e animais.
Dentro da rotina diária existe o horário para o sono, que é parte importante para o desenvolvimento físico e intelectual e, também está presente tendo garantido seu tempo na Sala do Soninho, um ambiente tranquilo e acolhedor destinado para as crianças dessa faixa etária.
A Psicomotricidade desenvolve a coordenação motora global e fina nos movimentos e nas reações dos sentidos utilizando diferentes texturas e objetos.
A Música, oferece diferentes ritmos e sons que estimulam a atenção na escuta e na percepção auditiva.
Maternal I
Nesta turma, a Proposta de Trabalho é dar sequência ao trabalho iniciado no Mini-Maternal, sendo ampliadas as atividades considerando que, a expressão, que antes era, em sua maior parte, por gestos e movimentos físicos, passa a ter ênfase na comunicação por palavras.
Trabalhamos esta transição de forma natural, considerando os processos da escuta, da fala, do conhecimento sobre si, do respeito ao próximo e do compartilhamento de objetos, brinquedos e experiências com o grupo, numa atmosfera descontraída, alegre e acolhedora..
O Inglês está presente ampliando o conhecimento fonológico das palavras aumentando o vocabulário e suas expressões.
Maternal II
O ritmo dessa turma ganha novas atividades que ampliam o trabalho de desenvolvimento das habilidades de foco e de atenção. Compreendem o conhecimento do tempo e do espaço, dos primeiros traços às formas desenhadas, das cores, da organização, da higiene e da autonomia.
Nesta turma, os conhecimentos sobre quantidade passam a ser trabalhados em brincadeiras, através de teatros, nas rodas de história e em atividades práticas que estimulam o respeito ao meio ambiente e a importância de sua preservação.
Projetos articulados a Matriz Curricular
• Linguagem Oral e Escrita
• Artes Visuais
• Movimento
• Formação Pessoal e Social
• Natureza e Sociedade
• Matemática
• Música
• Língua Estrangeira - ênfase em Inglês.
Estudos do Meio
Amplia o conhecimento além do espaço da sala de aula através da observação e atividades praticas.
A Proposta de Estudo do Meio, permite as crianças através de atividades o conhecimento sobre plantas, insetos, árvores que compõem os diferentes espaços explorados em passeios que acontecem nos parques da cidade.
Jardim I
O Trabalho para essa turma, é ampliado com foco na hipótese da escrita espontânea e/ou guiada, em letra bastão de modo adequado à faixa etária também conceitos matemáticos por meio de brincadeiras e dinâmicas divertidas.
A conscientização sobre o respeito ao outro, ao grupo, a colaboração nas atividades e oficinas ganham força nessa turma.
No Inglês, o vocabulário e a complexidade das expressões aumentam de acordo com a evolução anterior através de músicas, datas comemorativas e atividades lúdicas.
Com a Música, o trabalho vocal é estimulado com o canto através Coral, que desempenha papel fundamental na socialização de forma alegre e criativa.
Estão presentes nessa turma as oficinas de Maker, Ambiental, Robótica e Super Cérebro.
Jardim II
O Jardim II é a etapa final da Educação Infantil, momento em que as crianças apresentam capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem oral e escrita, levantam hipóteses referentes às Letras, fonemas e a construção de palavras, são apresentadas, atividades como objetivo de desenvolver, a capacidade para resolução de problemas, relacionando e comparando quantidades e tempo usando entre outras estratégias, situações comuns presentes no cotidiano das crianças.
Dentro dessa rotina ainda estão presentes, as brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas pedagógicas dentro do universo da imaginação e o fazer.
Embora o propósito na turma do Jardim II, não seja a alfabetização, as crianças que concluem essa etapa no Recanto Infantil Metropolitano, começam o primeiro ano do ensino fundamental com facilidade no processo de alfabetização proposto nessa nova etapa.